PEQUENO RESGATE HISTÓRICO

Descortinar os próprios caminhos, entender o percurso feito até hoje, aquilo que a vida – que se é – espera de si mesma, para, juntamente, trilhar o caminho da continuidade. E na linha de continuidade, na sequência de realizações, ter-se oportunidade de organizar as ideias, balizar um pouco mais e melhor esse percurso, como expansão de si mesmo.

No mês de junho passado, foi entregue a edição n. 128, do Informativo do Sistema Tempo de Ser (STS) (link com o STS), hoje constituída e organizada pela Equipe de Comunicação em parceria com o Conselho de Comunicação do STS e dos Núcleos de Aprendizagem (NA), disponibilizada no Portal.

Comunicamor, edição 1
Comunicamor, edição 1

Esta foi a última versão escrita e impressa, mensalmente, após mais de dez anos dessa atividade informativa. Começou lá em janeiro de 2003, intitulada O Comunicamor (edição n. 1 – Informativo da Associação Espírita Caminheiros em Busca da Paz), sob a responsabilidade de Aparecido Nonato e Maria Elizabeth Trombeta, da presidente da instituição, Marlete Wildemberg S. Moreira, editorado por Guilherme Nonato e, ao final, também, por Carlos Orion Nonato.

Essas edições históricas seguiram-se até o número 75; também estão disponibilizadas no Portal do STS. Foi veiculado até abril de 2009, ano VII, com quatro páginas de informações, momento em que fora interrompida. Estruturava-se basicamente, reservando a primeira página para o Editorial, seguindo-se com alguns textos, além de espaços denominados de Aconteceu, Acontecerá, Canto da Poesia, Reflexões.

Comunicamor 75
Comunicamor 75

Em 31-07-2010, 20h00, reuniram-se no hoje Núcleo de Aprendizagem de Presidente Prudente-SP, após solicitação da Equipe de Amor à Luz, os educadores de essencialidades Lucas da Costa, Benedito Antonio de Oliveira, Cláudia Andrade Peres, Ricardo Fonseca, Marli Elisa T. Ferreira, Francisca Aparecida da Silva Geumaro, Marcelo Colombo e Sérgio Fonseca, com o propósito de restabelecer esse veículo de comunicação já a partir de setembro de 2010.

Interessante que nessa reunião, conforme registrado, foi considerado, entre outras, por exemplo, que:

  1. a) fossem delineados os objetivos e finalidades da futura equipe a ser constituída, proposta por Lucas da Costa;
  2. b) que cada NA e demais equipes pudessem ter espaço para comunicar sua movimentação desenvolvida dentro do hoje STS, proposto por Marcelo Colombo;
  3. c) que o material já produzido até então fosse disponibilizado como referencial histórico…
Informativo 98
Informativo 98

Em setembro de 2010, cumprindo o solicitado, ainda com a rubrica O Comunicamor, agora como Informativo do Projeto Tempo de Ser, foi restabelecido este veículo de comunicação, em continuidade no momento da interrupção, ou seja, ano VIII, n. 76, setembro de 2010. Permaneceu nesse formato até a edição n. 83, em abril de 2011.

A partir de maio de 2011, com a edição n. 84, ganhou um projeto gráfico específico, realizado pela empresa InEs Inteligência Estratégica, e passou a ser denominado de Informativo do Projeto Tempo de Ser. Nessa ocasião, a Equipe era composta por um editor responsável, Benedito Antonio de Oliveira, uma diagramadora, Maria Helena Melchiades Silva, sendo que esta última atribuição, a partir de junho de 2011, passou a ser desenvolvida por Jucavo Savie Rocha e Rafaela Moraes Penha, permanecendo, pouco depois, apenas com esta última, Cláudia Andrade Peres, fotos de Lídia Bernardes e coordenador geral, Edenilson Felício Passelli, com distribuição interna e gratuita para sua comunidade.

Na edição n. 88, de setembro de 2011, passou a integrar a Coordenação dessa Equipe Lídia Bernardes e na edição nº. 117, de março/abril de 2014, a equipe ganhou reforço do designer gráfico Alessandro Teixeira da Silva, do NA de Birigui-SP. Assim, seguiu nesse formato escrito e impresso até aqui.

Que em março/2011 (final da era de O Comunicamor) passou a ser apenas digital, divulgada no Portal do STS. Nesse período não houve limitação ao número de páginas. Em meados de 2012, já retornou em versão impressa, no formato tablete, em quatro páginas, numa necessidade de ajuste da própria Equipe de Comunicação do Informativo.

Informativo 128
Informativo 128

A continuidade do Informativo será, a partir de então, através da criação de um Blog vinculado ao Portal do STS, onde as informações e artigos estarão disponibilizados a todos os Educadores de Essencialidades e ao mundo.

O atual momento do Informativo do STS pode ser comparado à transição do mero acesso restrito fisiológico (edição impressa em papel), com suas limitações, ao psicológico (informações virtuais no blog). Ou seja, há a progressão do olhar que começa a percorrer novos caminhos e vislumbrar novos horizontes, talvez invisíveis até então. O conteúdo ganha maior dinamismo, abrangência e conexões importantes, favorecendo a expansão, aumentando as possibilidades de construção do conhecimento. Conjuntos de moléculas (papel) se desagregam. Como compartilhar, em redes sociais, uma matéria publicada em papel? As informações digitais, quando compartilhadas, são eternas.

A história construída, que se iniciou com a ideia de uma unidade inteligente, há mais de uma década, agregou inteligências, tomou corpo, expandiu, retraiu, organizou e expandiu novamente. Hoje, a ideia, com a base observada, é organizada novamente e parte para nova jornada  o invisível (virtualidade digital) assusta, mas precisa ser desvendado.

Equipe de Comunicação do Sistema Tempo de Ser

 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone